BLOCO DEMOCRÁTICO APOIA AS MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS DE ABRIL PELA SAÚDE E PELOS 17+NÓS E APELA AO POVO PARA NÃO FICAR EM CASA A ACUMULAR FRUSTRAÇÕES



COMUNICADO: BLOCO DEMOCRÁTICO APOIA AS MANIFESTAÇÕES PACÍFICAS DE ABRIL PELA SAÚDE E PELOS 17+NÓS E APELA AO POVO PARA NÃO FICAR EM CASA A ACUMULAR FRUSTRAÇÕES






Povo Angolano,

o Bloco Democrático - BD, recebeu informação de que existe uma grande vontade popular em expressar os sofrimentos da situação em que o país vive. Por um lado trata-se da dor e sofrimento da saúde nacional onde centenas de crianças têm morrido no último mês. Por outro lado o povo está em dor com a injusta condenação dos 17 arguidos do processo chamado dos "Revús". Estamos a morrer, estamos a sofrer.

A saúde está uma desgraça, só lágrimas! Tudo já acontecia, não foi só este ano que existe falta de material nos hospitais, a gasosa, as carências no atendimento, falta de médicos, mas com o lixo acumulado e as chuvas e a falta de dólares que o executivo gastou, tudo faltou muito nos hospitais. Quando as crianças começaram a ficar todas doentes por causa do lixo nas ruas e as chuvas, o sofrimento, os choros, os hospitais não aguentaram mais essa pressão e foi aí as mortes que aconteceram que chocaram Angola.

Depois o Processo dos 15+duas, desde os motivos que conduziram à sua prisão, passando pelo rocambolesco processo judicial e pelo longo e risível julgamento, não há dúvidas de que esta condenação foi ditada pelo poder político, sob mando expresso do Presidente da República que foi sempre a “mão invisível” (que todos viam) por detrás de toda esta encenação dita judicial. Vejamos o ponto a que toda esta situação chegou que temos o activista cívico Osvaldo Caholo a procurar tirar a sua própria vida e o activista cívico Nuno Dala em greve de forma há 25 dias. São situações dramáticas que nos preocupam a todos angolanos!

Se você acumular mais o preço da vida, o custo da vida alto, o preço da cesta básica como subiu, o preço do combustível como subiu, a falta de emprego, mais a perseguição à zunga agora com multas, vais ficar mais em casa até morrer? É hora de sair da casa e protestar, pacificamente! Vamos esperar até quando para pressionar JES MPLA? Bebé que não chora não mama!

Acreditamos sim que começa cada vez mais a chegar a hora de uma frente única de pressão nacional para a liberdade. Uma frente única nacional que englobe todas as pessoas não importa qual o partido político a que pertençam, pois esta é uma hora de Angola. Esta é a hora de sair de casa e pressionar pacificamente. Vamos esperar até quando para pressionar JES MPLA? Bebé que não chora não mama!

É por esses motivos que o Bloco Democrático declara o contínuo apoio a todas as iniciativas pacíficas de protesto, tais como as que se preparam para Benguela dia 4 de Abril, em Luanda dia 9 de Abril, e a manifestação das famílias que terá sido apontada para dia 11 de Abril. O BD apela a que todos os seus membros, amigos e simpatizantes, e ao povo em geral para aderir a essas acções de paz para a pressão por um país melhor e mais livre.

Também os activistas da Central Angola 7311 lançaram um apelo à manifestação pela saúde em Abril, o Bloco Democrático declara que apoia essa iniciativa da sociedade civil apartidária e apela a todo o povo angolano para aderir:
https://www.facebook.com/centralangola7311/posts/1022167237846293


O BD apela a você angolana e angolano para que não fique em casa a acumular frustação, pois você sabe que um dia você vai explodir de tanta raiva e frustração, portanto é hora de acção de paz, é hora de sair enquanto consegues controlar as suas frustrações, é em paz que devemos caminhar e sair, que em paz pressione dentro da legalidade para um país melhor. Aceite estes convites da sociedade pacífica e saia ao seu tempo à rua para exigir qualidade de vida para o povo. Passe esta mensagem, não fique a acumular frustração em casa, saia com paz. Vamos esperar até quando para pressionar JES MPLA? Bebé que não chora não mama!

À impotência do regime de resolver os problemas básicos da população e de organizar minimamente o país, acresce a sua intenção de colocar o país a ferro e fogo para conter toda a contestação contra a sua desgovernação. Por isso todos devemos sair com paz e seguindo a lei, apenas para pressionar. O que podemos pressionar?

Pressionar pacificamente por uma mudança de atitude em JES MPLA:

1. libertar imediatamente os 17 jovens e Dr. Mavungo;
2. anunciar um plano sério de emergência para a saúde, exigência já feita pela sociedade civil através dos activistas cívicos Central Angola 7311;
3. anunciar ao povo que não se voltará a candidatar em 2017 e que não irá empurrar seus familiares ou seus delfins ao país e ao MPLA;
4. ordenar o fim imediato de todas as perseguições a activistas, ONG, associações e partidos políticos, sociedade civil em geral;
5. anunciar que a CNE e as eleições passam a estar sob controlo independente, deixando de ser partidária;
6. anunciar eleições de autarquias este ano de 2016, a formula certa para o combate ao lixo e outros sofrimentos nacionais ao nível local;
7. anunciar eleições sérias para 2017, dando total liberdade, oportunidade e direito de antena a todos os partidos políticos para fazerem as suas campanhas e realizarem o seu trabalho de mobilização.

Se o Sr. Eng. José Eduardo dos Santos aplicar estas sete pontos, será como Mikhail Sergeyevich Gorbachev ou Frederik Willem de Klerk, que souberam em tempo certo, sentir os sinais do tempos e com espírito de liderança e coragem fazerem os seus países tomarem um rumo melhor, poderá então ser aclamado como Arquitecto da Paz e quem sabe até receber o Prémio Nobel da Paz com os 15+duas e Dr. Mavungo.

Estamos perante uma governação falhada, que de 2002 até hoje prometeu e não entregou, prometeu e não cumpriu, e quando entregou não aguentou muito tempo, basta ver as estradas que na sua maioria hoje estão danificadas. Obras descartáveis que estragaram rápido. Longe de sermos ingênuos e cairmos na ilusão de culpar ex-Ministros ou ex-Governadores de Províncias, dirigimos sim todas as culpas a quem tem sido o timoneiro do barco: O Sr. Eng. José Eduardo dos Santos.

O Bloco Democrático conclama o povo angolano para o combate por uma sociedade livre e democrática, progressista e reafirma a sua determinação no combate de sempre pela libertação dos presos políticos, tornando esta tarefa um ponto de honra da sua actividade quotidiana.

O Bloco Democrático manterá, como sempre o fez, o combate para a libertação dos presos políticos, tornando esta tarefa um ponto de honra da sua actividade quotidiana e está disposto a ombrear com todas as forças políticas, organizações da
sociedade civil e cidadãos amantes da paz e da liberdade a prosseguir a luta pela conquista da democracia.

O Bloco Democrático está disposto a ombrear com todas as forças políticas, organizações da sociedade civil e cidadãos amantes da paz e da liberdade a luta pela conquista da Democracia, apelando, assim, para uma conjugação de esforços no sentido de travar esta aceleração da ditadura e despoletar, com a coragem que a situação requer, forças para a construção dum Estado Democrático de Direito na prática. Saibamos ser unidos!

Este é o momento de sermos angolanos e não de sermos membros de um ou de outro partido, ou da iniciativa de um ou de outro partido político, este é o momento de sermos angolanos, vamos juntos, saibamos fazer juntos, saibamos ser unidos como um povo!


LIBERDADE JÁ PARA OS 17 E DR. MAVUNGO!
SAÚDE JÁ PARA AS CRIANÇAS DE ANGOLA!
RECOLHA DE LIXO JÁ PARA ANGOLA!



LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA

Luanda 3 de Abril de 2016




SOBRE O BLOCO DEMOCRÁTICO:
O BLOCO DEMOCRÁTICO - BD, é um partido político legal, registado no Tribunal Constitucional, pelo Despacho nº 34/TC/2010, do seu Juiz Presidente, datado de 20 de Outubro de 2010. Ressalta das suas linhas programáticas, a defesa da Democracia e da Justiça Social, sendo seu objectivo maior “Fazer de Angola uma potência económica de dimensão atlântica para enriquecer os angolanos”, instaurando um regime de liberdade, num Estado Social de Direito. Nº Contribuinte 7111004035.


Sede Nacional: Rua Cónego Manuel das Neves, 102, 5o andar, 14. Telefone: 222 407 198 –

 email:  secretariadogeralbd2014@gmail.com  -  blocodemocratico@yahoo.co.uk

LUANDA - ANGOLA

www.bdluanda.blogspot.com