COMUNICADO: Bloco Democrático Apela Ao Alerta Face à Anunciada Manifestação de Hoje Contra a Subida Dos Combustíveis


COMUNICADO: Bloco Democrático Apela Ao Alerta Face à Anunciada Manifestação de Hoje Contra a Subida Dos Combustíveis

Passou a estar em divulgação desde há vários dias de que hoje domingo 5 de Outubro iria em Luanda ter lugar uma manifestação contra a subida do preço dos combustíveis.

O Bloco Democrático atento a toda e qualquer iniciativa em cidadania, teve conhecimento dessa divulgação de intenção.

O BD tem deixado claro que está a favor de causas justas com acção pacífica, este é portanto o caso na luta contra a subida do preço dos combustíveis. O BD está no entanto preocupado com o facto de até à presente data não ter havido uma divulgação clara sobre quem organiza a manifestação de hoje, quem são as figuras e parecer não ter havido a comunicação ao Governo da Cidade Luanda (condição não essencial à luz da Constituição), o que nos leva à preocupação maior pela segurança dos manifestantes.

Sabemos todos, infelizmente, que o desconhecimento público de organizadores e participantes terá sido também o que levou à morte dos heróis Cassule e Kamulingue, preocupa-nos que o mesmo volte a acontecer.

Assim, o Bloco Democrático apela ao povo angolano em geral, num sentido mais amplo (incluindo os outros partidos políticos, associações, coletivos, movimentos, Igrejas e outros) a que estejam vigilantes contra potenciais situações que levem ao perigo de todos aqueles que estejam a ir manifestar-se hoje. É de grande importância estarmos todos atentos para que possa haver um acudir de situações de espancamento, rapto ou pior.

Mais, o Bloco Democrático exige que o presente Governador não faça uso de desculpa de que se encontra recentemente no cargo para evitar responsabilidades do que possa vir a acontecer. Mais ainda o BD exige que a polícia nacional seja o garante da segurança de todos os manifestantes de hoje, não realizando qualquer acção que contrarie o direito constitucional à manifestação.

O Bloco Democrático apela às famílias dos manifestantes para que rápidamente tornem público qualquer desaparecimento ou mau trato.
O Bloco Democrático apela à imprensa nacional e internacional a toda a atenção ao que possa vir a acontecer hoje em Luanda.

Preocupa-nos que a área definida para a manifestação esteja já desde ontem cercada e fechada ao acesso. Numa clara violação aos direitos de espaço de manifestação.

O Bloco Democrático reitera que não está a favor da subida dos preços dos combustíveis e apela à resistência popular pacifica em protesto para com esta medida que vai fazer subir o sofrimento do povo angolano.

Luanda, 5 de Outubro de 2014

LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA

Sede Nacional: Rua Cónego Manuel das Neves, 102, 5o andar, 14. Telefone: 222 407 198 –

 email: blocodemocratico@yahoo.co.uk

LUANDA - ANGOLA

www.bdluanda.blogspot.com