O Bloco Democrático (BD) apela a todo o povo angolano, às ONGs, Associações, Sindicatos, Movimentos e Instituições da Sociedade Civil Livre, Partidos Políticos Livres a que se faça um imenso apoio a este apelo URGENTE DE SOLIDARIEDADE DA SOCIEDADE CIVIL. O que puderem oferecer é bem-vindo! Pedimos aos jornalistas para que façam eco!
O BD apela a todos os seus membros, amigos, e simpatizantes, a agirem em cidadania e a darem o seu contributo. QUE FAÇAM AMPLA DIVULGAÇÃO DESTE PEDIDO DE APOIO DO MAKA ANGOLA E DA AASOCIAÇÃO MÃOS LIVRES.
O BD agrace todos aqueles que já deram ajuda, como: Rafael Marques e Marcolino Moco, vamos seguir o seu exemplo!
Vamos Ajudar os Jovens Heróis!
Angolano Ajuda Angolano, Faz Bloco!
DIVULGAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PELO SITE MAKA ANGOLA:
Apelo Urgente de Solidariedade
por Maka Angola - 24 de Setembro, 2013
A Associação Mãos Livres e o Maka Angola realizam, a partir de hoje, uma campanha de angariamento de fundos em prol do direito à manifestação.
São necessários um milhão e 520,000 kwanzas (US $15,400) para o pagamento da caução dos jovens manifestantes detidos, pela primeira vez, a 19 de Setembro por terem tentado protestar, de forma pacífica, contra as injustiças sociais em Angola.
Em sessão de julgamento sumário, no dia seguinte, o Tribunal das Ingombotas, conhecido como o Tribunal de Polícia, libertou-os sob termo de identidade e residência. A audiência foi interrompida e a nova sessão marcada para 23 de Setembro.
Os jovens gozaram de liberdade condicional por menos de meia hora. Foram novamente detidos, a cerca de 300 metros do tribunal, quando concediam entrevistas ao director do Maka Angola, Rafael Marques de Morais.
Inconformados com a decisão judicial, o comando da Polícia de Intervenção Rápida encarregou 45 agentes seus, fortemente armados, que cercaram e procederam à detenção e tortura dos recém libertados e dos jornalistas com quem estavam, incluindo Alexandre Solombe e Coque Mukuta.
Novamente presentes a juízo, a 23 de Setembro, os jovens re-encarcerados, foram libertados sob caução porque a acusação não pode apresentar factos incriminatórios.
Dada a condição económica dos jovens e a grande injustiça de que estão a ser alvo, a Associação Mãos Livres e o Maka Angola solicitam a sua contribuição necessária para o pagamento dos (US $15.400,00) essenciais para garantir a liberdade dos jovens.
Contamos com a sua solidariedade.
Contacte:
Salvador Freire dos Santos
Presidente da Associação Mãos Livres
Tel: 925 811 728 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS 925 811 728 end_of_the_skype_highlighting
E-mail: salvafreire@gmail.com
Conta bancária Associação Mãos Livres
116554596 31 BFA
Rafael Marques de Morais
Director do Maka Angola
Tel: 912 331034
E-mail: rafael@makaangola.org
Link: http://makaangola.org/2013/09/24/apelo-urgente-de-solidariedade/
FIM DE DIVULGAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PELO MAKA ANGOLA