BLOCO DEMOCRÁTICO DECLARA APOIO À MANIFESTAÇÃO PACIFICA DE JOVENS DESTE SÁBADO 16 DE AGOSTO - PROJECTO MOVIMENTO DAS MANIFESTAÇÕES DOS MUSSEQUES
COMUNICADO: BLOCO DEMOCRÁTICO DECLARA APOIO À MANIFESTAÇÃO PACIFICA DE JOVENS DESTE SÁBADO 16 DE AGOSTO - PROJECTO MOVIMENTO DAS MANIFESTAÇÕES DOS MUSSEQUES
O Bloco Democrático (BD) tomou conhecimento ontem, 14 de Agosto, de que um grupo de jovens revolucionários ligados à Central Angola 7311, no âmbito de um seu projecto Movimento das Manifestações nos Musseques (MMM), organiza uma manifestação pacifica para este sábado.
Considerando tratar-se de uma manifestação pacifica e que quer aumentar o conhecimento popular dos direitos de cidadania, o Bloco Democrático declara apoiar esta iniciativa.
A manifestação irá ter início pelas 9h00 no Município do Belas na zona do do Golf II.
O BD apela a todo o povo a aderir à manifestação pois é importante que prevaleça o direito à manifestação conforme defende a Constituição da República de Angola. Igualmente, apelamos a todas as organizações da sociedade civil, e aos partidos políticos da plataforma de partidos políticos a aderirem à manifestação também.
De recordar que na anterior manifestação do projecto MMM, o BD esteve atento e exigiu a libertação dos detidos e denuciou a situação em que foram tratados. Desta vez o Bloco Democrático continuará atento, solicitando a todos os seus membros, amigos e simpatizantes ao apoio à manifestação e ao socorro caso voltem os jovens revolucionários a serem detidos.
Entretanto, fontes da VOA (Voz da América), terão recebido informações de que a Policia Nacional (PN) terá internamente ordens para permitir a manifestação mas que "caso não provoquem desordem nem ofendam o bom nome do presidente da República José Eduardo dos Santos, caso contrário serão mais uma vez levados para fora da cidade de Luanda", trata-se na visão do BD, de uma ordem com amplo espaço para todo o tipo de interpretações. A "desordem" tem sido uma das principais justificações que a PN tem encontrado para justificar o tratamento que têm recebido os manifestantes, felizmente, todos os registos que existem provam que os manifestantes são tudo menos desordeiros. Quanto à questão da ofensa, mais uma vez um ponto discutível e de livre interpretação, pois viola também o direito à indignação e à liberdade de expressão, direitos consagrados na Constituição. Tenhamos a consciência que uma manifestação deste tipo não é uma manifestação de apoio ao regime, haja respeito pelo direito ao protesto!
O BD apela portanto ao Comando Provincial de Luanda, da Polícia Nacional, a realizar apenas o papel que a lei lhe dá e a não realizar qualquer acto que viole a lei. O direito ao protesto é um direito! O Bloco Democrático exige o respeito pelo direito ao protesto e à indignação!
O uso de gás lacrimogénio obedece a cuidados. Numa das últimas manifestações, terá sido largado um dispositivo de gás para dento de uma viatura com detidos, isso é um crime de direitos humanos!
Considerando a experiência que temos tido em todas as manifestações, o BD exige que não haja violencia policial, nem a detenção para "largar" manifestantes no meio do mato.
O Bloco Democrático exige que todas as forças de policia estejam claramente identificadas (com indentificação pessoal e de esquadra), que os agentes não estejam com máscaras a ocultar a face.
O BD exige também que a polícia não faça o fecho da área da manifestação para impedir o acesso dos manifestantes. O BD exige que a polícia não esteja a revistar as pessoas. O BD exige que a polícia não esteja a confiscar qualquer equipamento de captação de imagem ou telemóveis das pessoas ou manifestantes, esse acto é ilegal!
O Bloco Democrático exige o respeito pelo direito ao cidadão reporter, pelo que a policia não pode confiscar ou destruir qualquer material de captação de imagem ou som.
O BD apela a que as unidades médicas façam respeito ao seu juramento e atendam todos os feridos, caso cheguemos novamente a esse ponto!
O BD está consciente que o direito à indignação e ao protesto é um direito que assiste a qualquer cidadão, que tem cobertura constitucional, chamando por isso os seus membros, simpatizantes e amigos a participarem na referida manifestação de forma a responsável.
O BD apela ao Povo e aos Manifestantes:
- Evitem sempre o confronto e afastem-se de agitadores, digam não à violência
- Filmem tudo e gravem tudo, fotografem tudo e divulguem amplamente, a principal batalha a vencer é a batalha da comunicação
- Levem água e repelente para insectos durante a noite; levem primeiros socorros
- Pessoas que estejam a sofrer com o gás devem ser acudidas com o uso de vinagre embebido em pano ajuda a atenuar os efeitos do gás. Beber muito água.
- Não circulem isolados e comuniquem sempre as vossas localizações a companheiros de vossa confiança (cuidado, os telefones podem estar sob escuta - combinem de forma antecipada códigos e deslocações)
- Os organizadores da manifestação deverão acautelar potencial acto de perseguição ainda antes do começo da manifestação. Separem-se em grupos.
- Caso estejam a ser detidos ou levados, deverão insistentemente gritar o vosso primeiro e último nome e pedir ajuda, exijam saber para que esquadra vão, registem os nomes e as identificações dos agentes que fazem detenção, gritem sempre alto e chamem a atenção das pessoas ao redor, informem colegas e o Bloco Democrático.
- Manifestantes mantenham-se sempre informados de outros manifestantes para que não aconteçam raptos ou desaparecimentos. Conheçam os nomes e tenham fotos para apresentarem dos desaparecidos.
- Em caso de detenção de companheiros, façam registo da esquadra, da matrícula da viatura marca e sua cor, registem nome e identificações dos agentes e, sigam de imediato com o carro que leve os detidos, não os deixem sozinhos!
- No final da manifestação o BD pede aos manifestantes que acautelem possíveis represálias ou raptos, por isso andem em conjunto e protejam-se mutuamente mesmo depois de estarem em casa.
- Sejam continuamente solidários, não abandonem ninguém! Angolano Ajuda Angolano!
Alguns contactos de Jovens:
Rosa Mendes (+244 941 307 521) – Roberto Gamba (+244 928 647 647)
E-mail: movimentorevolucionario7311@gmail.com
Luanda, 15 de Agosto de 2014
LIBERDADE, MODERNIDADE, CIDADANIA
Sede Nacional: Rua Cónego Manuel das Neves, 102, 5o andar, 14. Telefone: 222 407 198 –
email: blocodemocratico@yahoo.co.uk
LUANDA - ANGOLA