COMUNICADO: MENSAGEM DO BLOCO DEMOCRÁTICO SOBRE O 25 DE ABRIL
Por ocasião do 40.º Aniversário da Revolução dos Cravos, o BD rende homenagem ao Movimento dos Capitães de Abril que derrubando o regime fascista português tornou possível coroar a longa resistência dos povos de Angola, Cabo-Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tome e Príncipe, protagonizado pelos Movimentos de Libertação e pelas Forças democráticas portuguesas.
O Movimento das Forças Armadas Portuguesas ao libertar, em 25 de Abril de 1974, Portugal da ditadura fascista e da opressão monopartidária de Salazar-Caetano, representou o início de uma viragem histórica da Sociedade Portuguesa e do processo de transição para a independência dos povos então submetidos ao colonialismo português.
Em certo sentido e no que diz respeito aos angolanos, o 25 de Abril representou também a resposta de dignidade do povo português aos apelos do povo Angolano lançados a 4 de Fevereiro e a 15 de Março de 1961!
O 25 de Abril restituiu aos portugueses os direitos e as liberdades fundamentais, aos angolanos e demais povos colonizados o seu direito à Independência, enquanto para o povo irmão de Timor Lorosae o 25 de Abril lhe ditou a mudança do opressor.
A comemoração do 25 de Abril deveria constituir motivo de festa para os angolanos, mas no momento, é sobretudo mais um dia de reflexão sobre os novos caminhos que a Nação deve percorrer no sentido de manter a chama da luta por um a sociedade verdadeiramente democrática, não oligárquica e que sirva as aspirações de paz, reconciliação, liberdade e boas vidas, com dignidade, para os angolanos.
Neste 25 de Abril, o povo Angolano não pode deixar de lastimar-se com o seu próprio destino nem com o destino de povos que vivem o turbilhão da guerra fratricida como os da República Centro Africano, do Mali, da República Democrática do Congo, do Sudão do Sul, da Síria, entre outros.
Luanda, 25 de Abril de 2014
O Secretariado Nacional
LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA
FIM
Sede Nacional: Rua Cónego Manuel das Neves, 102, 5º andar, 14. Telefone: 222 407 198