COMUNICADO: HONRAS, HOMENAGEM E LUTO DO BLOCO DEMOCRÁTICO AO GRANDE MESTRE KAMOSSO - FUNERAL AMANHÃ DIA 3 DE MAIO EM CATETE





COMUNICADO: HONRAS, HOMENAGEM E LUTO DO BLOCO DEMOCRÁTICO AO GRANDE MESTRE KAMOSSO - FUNERAL AMANHÃ DIA 3 DE MAIO EM CATETE


Bandeira-Bloco-Democratico-neteiro.jpg




Foi com comovida tristeza que o Bloco Democrático - BD, tomou conhecimento do passamento físico de um dos grandes mestres da cultura nacional na arte da música do instrumento hungu, o Mestre Kamosso. Mestre Kamosso, verdadeira biblioteca viva nacional, veio ao mundo em 1920, na região de Icolo e Bengo, onde também aprendeu a sua arte ainda em criança até ao seu último suspiro aos 97 anos de idade em Catete.

O Mestre Kamosso faz parte da memória de muitos angolanos que o viram e escutaram a tocar e a cantar com o seu hungu, por toda Icolo e Bengo e Luanda. A sua fama estende-se mesmo na Quissama onde é apreciado pela sua mestria.
Neste momento de desaparecimento, queremos nós Bloco Democrático, manifestar a nossa comovida soliariedade com os familiares e apelar a todo o povo angolano, à juventude em particular e aos membros, amigos e simpatizantes do BD a participarem no seu funeral que terá lugar amanhã dia 3 de Maio em Catete, pela tarde.

A perda de Mestre Kamosso mostra mais uma vez a forma calamitosa como o MPLA JES JLO gerem o dossier da cultura nacional e as bibliotecas vivas de Angola. O BD considera que sabendo o Ministério da Cultura e o executivo do MPLA, do estado de saúde debilitado do Mestre Kamosso há já muito tempo - com recorrentes apelos de apoio médico nos jornais, tinha obrigatoriamente que ter tido um acompanhamento médico diário cuidado que não foi fornecido acabando por perder a vida este sábado passado após longo sofrimento.

A sua arte sabemos que fica em boas mãos pois a juventude está atenta ao legado do Mestre Kamosso e saberá dar continuidade à arte do hungu. A imagem do Mestre Kamosso, como grande artista, jamais se apagará das nossas memórias.

Honras, homenagem e luto, choremos pois o Mestre Kamosso se foi.

LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA

Luanda, 02 de Maio de 2017


SOBRE O BLOCO DEMOCRÁTICO:
O BLOCO DEMOCRÁTICO - BD, é um partido político legal, registado no Tribunal Constitucional, pelo Despacho nº 34/TC/2010, do seu Juiz Presidente, datado de 20 de Outubro de 2010. Ressalta das suas linhas programáticas, a defesa da Democracia e da Justiça Social, sendo seu objectivo maior “Fazer de Angola uma potência económica de dimensão atlântica para enriquecer os angolanos”, instaurando um regime de liberdade, num Estado Social de Direito. Nº Contribuinte 7111004035.


Sede Nacional: Bairro Azul, Rua direita da Samba Casa nº 112
Cx postal 6095

 email:  secretariadogeralbd2014@gmail.com  -  blocodemocratico@yahoo.co.uk

LUANDA - ANGOLA

www.bdluanda.blogspot.com


FIM