O Bloco Democrático (BD), é um partido político legal, registado no Tribunal Constitucional, pelo Despacho nº 34/TC/2010, do seu Juiz Presidente, datado de 20 de Outubro de 2010. Ressalta das suas linhas programáticas, a defesa da Democracia e da Justiça Social, sendo seu objectivo maior “Fazer de Angola uma potência económica de dimensão atlântica para enriquecer os angolanos”, instaurando um regime de liberdade, num Estado Social de Direito. Nº Contribuinte 7111004035
COMUNICADO DO BLOCO DEMOCRÁTICO ALUSIVO À MORTE DE FIDEL CASTRO RUZ
Volvidos os 9 (Nove) dias de luto decretados pelo Governo Cubano em homenagem à morte do seu herói Nacional, FIDEL CASTRO RUZ, o BLOCO DMOCRÁTICO, BD, não pode deixar de recordar e saudar o Secretário-geral do PCC pelo facto dele internamente ter contribuído pela libertação de Cuba e dos cubanos da ditadura de Fulgêncio Baptista e da dependência política e económica de Cuba dos EUA, bem como ter contribuído igualmente para a extinção do analfabetismo e pelo bom nível do Sistema Nacional de Saúde.
Não pode o BD, no entanto, deixar de condenar veementemente o facto de FCR, ter montado em Cuba, em substituição da ditadura que derrubou, uma ditadura hedionda, extinguindo por completo os sinais incipientes da democracia e da liberdade existentes.
No que concerne ao papel desempenhado por FCR em Angola, não obstante a grande contribuição dada por Cuba à formação de milhares de jovens angolanos e aos processos da independência da Namíbia e do fim do apartheid na África do Sul à custa do fim da expedição dos militares cubanos em Angola, o BD não partilha da afirmação dos líderes do partido da situação Angolana de que FCR seja “o maior amigo de Angola”, como se Angola fosse o Mpla ou pertença deste.
O BD compreende, no entanto, a “eterna gratidão” que o Mpla nutre por FCR, pois, foi graças à intervenção do corpo expedicionário Cubano em Angola, a pedido do Mpla, que o mesmo impôs-se às demais forças beligerantes em Angola, instaurou o regime ditatorial de vocação totalitária da Iª República, abortou com banho de sangue a tentativa de golpe de Estado do 27 de Maio, perfeitamente já controlada e submeteu Angola a uma pilhagem de mais de uma década.
FCR fez uma interpretação mecanicista do conflito interno angolano, colocando-se ao lado duma das forças na luta fratricida ao invés de contribuir para uma paz genuína.
O BD não deixa, no entanto, de desejar DESCANSO ETERNO À ALMA DE FIDEL CASTRO RUZ.
LIBERDADE MODERNIDADE CIDADANIA
Gabinete do Presidente do BD, em Luanda, aos 5 de Dezembro de 2016
O PRESIDENTE
JUSTINO PINTO DE ANDRADE
SOBRE O BLOCO DEMOCRÁTICO:
O BLOCO DEMOCRÁTICO - BD, é um partido político legal, registado no Tribunal Constitucional, pelo Despacho nº 34/TC/2010, do seu Juiz Presidente, datado de 20 de Outubro de 2010. Ressalta das suas linhas programáticas, a defesa da Democracia e da Justiça Social, sendo seu objectivo maior “Fazer de Angola uma potência económica de dimensão atlântica para enriquecer os angolanos”, instaurando um regime de liberdade, num Estado Social de Direito. Nº Contribuinte 7111004035.
Sede Nacional: Bairro Azul, Rua direita da Samba Casa nº 112
Cx postal 6095
email: secretariadogeralbd2014@gmail.
LUANDA - ANGOLA
www.bdluanda.blogspot.com
FIM