DIVULGAÇÃO: MENSAGEM PROFERIDA NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DOS 15 + DUAS
O BD faz envio de
DIVULGAÇÃO: MENSAGEM PROFERIDA NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DOS 15 + DUAS
MENSAGEM DOS ACTIVISTAS
Excelentíssimos Senhores;
Caros Membros da Sociedade Civil;
Dignos Convidados;
Ilustres Jornalistas;
Minhas Senhoras e Meus Senhores;
Ao contrário do que está plasmado na Constituição da República, o nosso país não é democrático. Não há independência de poderes. Como vemos, não assenta na dignidade da pessoa humana e ainda não expressa os anseios do povo angolano; porque o seu objectivo central não está na construção de um Estado social, uma sociedade livre, justa, democrática, solidária, de paz e igualdade.
No papel e nas leis, somos um Estado Democrático de Direito, que se funda na soberania do povo; no primado da Constituição e da lei, na separação de poderes, na interdependência de funções, na unidade nacional, na livre expressão e organização política, bem como na democracia representativa. Mas, a razão que nos leva a estarmos reunidos hoje nesta sala é uma amostra, ainda que insignificante para alguns, de que, 40 anos depois, continuamos a ser um Estado Democrático de Direito no papel. Enfrentamos uma gritante crise na construção do Estado de direito!
As nossas instituições ainda estão longe de promoverem ou defenderem os direitos e liberdades fundamentais do angolano. Se o fazem ou se alguma vez o fizeram, foi por pressão, num arrojado exercício de manutenção do poder do grupo dominante.
Leia na íntegra:
https://www.facebook.com/centralangola7311/posts/1120009788062037
FIM DE DIVULGAÇÃO