COMUNICADO: BLOCO DEMOCRÁTICO CONDENA DETENÇÕES DE LUANDA E BENGUELA DO DIA 4 DE ABRIL E APELA À MOBILIZAÇÃO POPULAR PARA A MANIFESTAÇÃO DESTE SÁBADO DIA 9 DE ABRIL

 COMUNICADO: BLOCO DEMOCRÁTICO CONDENA DETENÇÕES DE LUANDA E BENGUELA DO DIA 4 DE ABRIL E APELA À MOBILIZAÇÃO POPULAR PARA A MANIFESTAÇÃO DESTE SÁBADO DIA 9 DE ABRIL
Já se sabe que a actuação regular das entidades do executivo tem sido o deter todos os que tentam se manifestar. Também sabemos que essas detenções são ilegais. Como também sabemos que a Constituição dá liberdade ao direito à manifestação. Nada vai melhorar sem resistência pacífica! Nada vai melhorar sem pressão!
No dia 4 de Abril, angolanos se reuniram em Benguela e em Luanda para realizarem manifestações pacíficas, foram reprimidos e detidos. O Bloco Democrático (BD) que estava solidário com essas manifestações pacíficas não pode se não condenar veemente esse comportamento das instituições que se querem democráticas e livres!
O Bloco Democrático tem já conhecimento que este sábado continuam as preparações para mais uma manifestação, novamente o BD declara o seu apoio e solidariedade a esta manifestação pacífica da sociedade civil que já há vários dias deu a conhecer públicamente a missiva enviada ao governo da Província de Luanda desde o dia 21 de Março, portanto as autoridades estão informadas e é seu dever proteger os cidadãos não dete-los ou reprimi-los!
Dia 9 de Abril, este sábado, será mais uma oportunidade para o povo dizer basta e exigir a liberdade dos 17 jovens activistas detidos. O BD apela a sua participação!
O Bloco Democrático acredita ser importante pressionar JES MPLA:

1. libertar imediatamente os 17 jovens e Dr. Mavungo;
2. anunciar um plano sério de emergência para a saúde, exigência já feita pela sociedade civil através dos activistas cívicos Central Angola 7311;
3. anunciar ao povo que não se voltará a candidatar em 2017 e que não irá empurrar seus familiares ou seus delfins ao país e ao MPLA;
4. ordenar o fim imediato de todas as perseguições a activistas, ONG, associações e partidos políticos, sociedade civil em geral;
5. anunciar que a CNE e as eleições passam a estar sob controlo independente, deixando de ser partidária;
6. anunciar eleições de autarquias este ano de 2016, a formula certa para o combate ao lixo e outros sofrimentos nacionais ao nível local;
7. anunciar eleições sérias para 2017, dando total liberdade, oportunidade e direito de antena a todos os partidos políticos para fazerem as suas campanhas e realizarem o seu trabalho de mobilização.

Ao mesmo tempo o Bloco Democrático acredita que o povo deve saber manifestar-se, mantendo a paz, registando e se protegendo de eventuais abusos:

- Considerando que há de facto muito sofrimento em causa, o BD apela à população para não partir para a violência ou para actos desumanos, mas antes realizar protestos e manifestações pacíficos, registo das ocorrências (filmando, fotografando), registar a identificação pessoal de cada agente, e entrega de denuncias aos comandos da Polícia Nacional, aos tribunais, às associações de direitos humanos e cívicas, às Igrejas, aos partidos políticos como o Bloco Democrático.

- Filmar tudo, o vídeo é muito importante para fazer passar a mensagem ao país e ao mundo sobre o que vai ser o dia 9 de Abril e em qualquer manifestação. Divulgar nas redes sociais e na internet também.

- Quando filmares ou fotografares procura não abanar o telemovel ou a maquina de filmar.

- Tirar fotografias de tudo, as fotos são também muito importantes. Divulgar nas redes sociais e na internet também.

- Vai postando todo o dia na internet e redes sociais as tuas fotos e videos.

- Se estiverem a te bater, raptar ou prender não pares de filmar e procura passar a maquina ou telemovel a um amigo ou familiar e espalha as fotos e as imagens.

- Postar fotos, videos e texto com os seus relatos do que viveu.

- O BD apela a todos os médicos, enfermeiros e socorristas para estarem em prontidão e ajudarem as vítimas. Nas manifestações passadas o regime impediu que os feridos fossem assistidos os hospitais e clínicas.

- Na internet e em particular nas redes sociais (facebook, twitter, pinrest, etc) usar a hashtag (o simbolo hashtag é assim # )

- Não levar qualquer objecto de violência ou que fatiguem. A manifestação é pacífica.

- Informar os seus familiares, vizinhos e amigos sobre a manifestação pois o partido da situação de José Eduardo dos Santos esta a fazer já falsa propaganda.

- Os agentes da policia e os militares são nossos irmãos! Muitos passam fome e já estão cansados do sofrimento. Não esqueças que Cassule e Kamulingue foram da UGP e ficaram do lado do povo, por isso todos são nossos irmãos. Não disparatar ou falar agressivamente com nenhum agente da ordem ou militar.

- Se possível levar roupas claras ou brancas para que se sair sangue todos possam ver e fazer video e fotografar.

- Esteja vigilante com os falsos manifestantes enviados para fazer violência, sabotar e enganar o povo. Pacificar com calma sempre! Não dar espaço a tumulto ou violências. Qualquer vândalo ou violento entregar às autoridades e separar-se dele.

- Não vai sozinho! Vai com mais familiares ou amigos para não seres raptado! Nunca te afastes do teu grupo!

- Se estiveres a ser preso ou raptado grita o teu primeiro e último nome sem parar, grita que estas a ser preso ou raptado e pede para te acudirem. Não sejam violento!

- Se vires alguém a ser preso fotografa e filma. Se forem agentes da ordem identifica os seus nomes e números de identificação. Pergunta qual a esquadra para onde estão a levar. O carro onde forem levados tira a matricula. Se não forem agentes da ordem filma e fotografa e procura acudir e chamar a autoridade. O carro onde forem levados tira a matricula. Filma e fotografa tudo!

- Se estiveres a ser raptado ou preso liga de imediato o telemóvel e começa a gritar o que está a acontecer!

- Leva muita água para beberes e para lavares os olhos se atirarem gás ou produtos de chorar.

- Leva equipamento de primeiros socorros para socorrer os feridos.

- Fica com os números de telefone de amigos, Central Angola 7311, Maka Angola / Rafael Marques, AJPD, OMUNGA, OSISA, Mãos Livres e Bloco Democrático para ligares e procurarem te acudir!

- O Regime vai procurar fazer prisões antes da manifestação e depois da manifestação, mantém sempre o contacto com os amigos e familiares!Carrega o teu terminal celular na bateria e recarga!

- Um por todos e todos por um, acudir os outros!

Lutemos por um futuro com dignidade pela “Liberdade, Modernidade e Cidadania”.


DEVOLVAM OS BENS DE NUNO DALA!
LIBERDADE JÁ PARA OS 17 E DR. MAVUNGO!
SAÚDE JÁ PARA AS CRIANÇAS DE ANGOLA!
A ZUNGA NÃO É CRIME, ZUNGA É PÃO NA BOCA E CRIANÇAS NA ESCOLA!
RECOLHA DE LIXO JÁ PARA ANGOLA!



LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA

Luanda 7 de Abril de 2016

http://bdluanda.blogspot.com/2016/04/bloco-democratico-exige-nuno-dala.html


SOBRE O BLOCO DEMOCRÁTICO:
O BLOCO DEMOCRÁTICO - BD, é um partido político legal, registado no Tribunal Constitucional, pelo Despacho nº 34/TC/2010, do seu Juiz Presidente, datado de 20 de Outubro de 2010. Ressalta das suas linhas programáticas, a defesa da Democracia e da Justiça Social, sendo seu objectivo maior “Fazer de Angola uma potência económica de dimensão atlântica para enriquecer os angolanos”, instaurando um regime de liberdade, num Estado Social de Direito. Nº Contribuinte 7111004035.


Sede Nacional: Rua Cónego Manuel das Neves, 102, 5o andar, 14. Telefone: 222 407 198 –

 email:  secretariadogeralbd2014@gmail.com  -  blocodemocratico@yahoo.co.uk

LUANDA - ANGOLA