COMUNICADO DO BD LUANDA SOBRE O Anúncio do Presidente da República de retirada da vida política em 2018


COMUNICADO DO BLOCO DEMOCRÁTICO EM LUANDA SOBRE O ANÚNCIO DO PR DE RETIRADA DA VIDA POLÍTICA EM 2018


O Secretariado Provincial do BLOCO DEMOCRÁTICO, BD – LUANDA, reunido no dia 12 de Março último, ao apreciar o anúncio do Presidente da República de retirada da vida política em 2018, emitiu o seguinte comunicado:

1. O BD-Luanda acha que não obstante a falta de clarificação dos moldes em que a prometida retirada da vida política activa será feita, tal decisão do Presidente da República é sensata e que, a concretizar-se, desta vez, no tempo indicado, peca apenas por ser tardia.

2. O BD-Luanda considera que se não tivesse tardado tanto tal decisão, o país não estaria a enfrentar uma profunda crise social, económica, financeira e política causada, não apenas pela queda do preço do petróleo, mas sobretudo pela “falta de ética, má gestão do erário público e corrupção generalizada”, bem como pela “mentalidade e compadrio ao nepotismo, em acúmulo à discriminação derivada da partidarização crescente da função pública, que sacrifica a competência e o mérito”, como diz o documento final da Primeira Assembleia Ordinária da CEAST, realizada entre 02 e 09 de Março.

3. O BD – Luanda subscreve tal constatação e considera que a profunda crise que o país vive se deve à teimosia do PR em se eternizar no poder e em implementar políticas viradas para a exclusão da maioria dos angolanos e para a “acumulação primitiva de capital” da minoria, agravando cada vez mais o fosso entre os pobres e os muito ricos que se apoderaram (e continuam a apoderar-se) das riquezas nacionais de forma desonesta e fraudulenta.

4. O BD – Luanda consideraque as eleições (gerais ou autárquicas) são uma questão de cidadania, isto é, um assunto que diz respeito a todos os cidadãos e defende que uma nova candidatura do actual PR é politicamente imoral já que se trata de uma candidatura a prazo, não correspondendo à expectativa geral dos cidadãos que é a de elegerem um Presidente da República para o respectivo mandato de cinco anos e não para ver este ser substituído pelo segundo da lista.

5. Por último, o BD–Luanda embora se oponha a candidatura do cidadão José Eduardo dos Santos à Presidente da República não se pronuncia sobre a sua candidatura ao cargo de presidente do seu partido, pois esta situação diz respeito apenas aos seus militantes.

LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA
Luanda,12 de Março de 2016
O Secretariado Provincial de Luanda

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Sede Provincial: Bairro Azul, Rua direita da Samba Casa nº 112, móvel  916 765 342, Cx postal 6095

Site: www.bdluanda.blogspot.com Email: blocodemocraticoluanda2015@gmail.com, Luanda-Angola


O Bloco Democrático É um partido político legal, registado no Tribunal Constitucional, pelo Despacho nº 34/TC/2010, do seu Juiz Presidente, datado de 20 de Outubro de 2010. Ressalta das suas linhas programáticas, a defesa da Democracia e da Justiça Social, sendo seu objectivo maior “Fazer de Angola uma potência económica de dimensão atlântica para enriquecer os angolanos”, instaurando um regime de liberdade, num Estado Social de Direito. Nº Contribuinte 7111004035