COMUNICADO DO BLOCO DEMOCRÁTICO POR OCASIÃO DOS 40 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
COMUNICADO: COMUNICADO DO BLOCO DEMOCRÁTICO POR OCASIÃO DOS 40 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
Decorridos 40 anos de Independência, dolorosa é a constatação de que, à excepção da conquista da Paz, quase todas as aspirações profundas do Povo Angolano continuam por se realizar, em consequência de um Executivo mais preocupado em tornar o País numa propriedade exclusiva dele e do seu séquito do que construir um país acolhedor, integrador, abrangente, enfim, um País de paz e de harmonia social, onde todos dão um pouco de si e colhem a parcela correspondente dos seus frutos.
1. O Secretariado Nacional do Bloco Democrático, BD, em nome dos membros simpatizante e amigos do BD saúda e rende uma profunda homenagem a todos aqueles que contribuíram directa ou indirectamente na edificação desse marco da nossa História.
2. Para a Nação, a Independência significava a Paz, a Liberdade, o Progresso, o Bem-Estar, a Justiça Social, a Unidade de toda a Nação em toda a sua plenitude.
Porém, em 1975, a ambição de alguns levou-nos para uma guerra fratricida e devastadora do tecido social e económico do País.
Também as nossas insuficiências, a grande ansiedade e o desejo de vermos a Pátria livre da colonização, permitiram a instauração de um regime monopartidário, ditatorial, contrário à Liberdade, à Modernidade e à Cidadania.
3. Decorridos 40 anos de Independência, dolorosa é a constatação de que, à excepção da conquista da Paz, quase todas as aspirações profundas do Povo Angolano continuam por se realizar, em consequência de um Executivo mais preocupado em tornar o País numa propriedade exclusiva dele e do seu séquito do que construir um país acolhedor, integrador, abrangente, enfim, um País de paz e de harmonia social, onde todos dão um pouco de si e colhem a parcela correspondente dos seus frutos.
4. O Secretariado do BD deplora que a “Independência” não tenha ainda chegado, em termos reais, à grande maioria dos lares.
Trabalhadores pobres devido aos baixos salários, homens activos desempregados, jovens, como os do Processo 15 + 2, detidos por exercerem os seus direitos consagrados constitucionalmente, indigentes e miseráveis, são taras produzidas todos os dias por aqueles que fazem da Independência um negócio privado.
5. O Secretariado Nacional do BD exorta, pois, o povo Angolano a transformar este aniversário numa jornada de intensa reflexão sobre os grandes problemas nacionais ausências das liberdades, direitos e garantias, a ausência de desenvolvimento económico-social, a corrupção, o medo, a ausência de solidariedade nacional visando a imperatividade da mudança para proveito da maioria do povo Angolano.
6. O Secretariado Nacional do BD reafirma o empenho e a disposição do BD prosseguir e redobrar os esforços a fim de contribuir para que Angola se transforme numa prática de homens livres e felizes, o que apenas se conseguirá se todos os actores políticos e sociais se empenharem de igual modo.
SECRETARIADO NACIONAL DO BLOCO DEMOCRÁTICO-BD,
Luanda, 10 de Novembro de 2015
Pelo Secretariado Nacional
JOÃO ALFREDO BARUBA
SECRETÁRIO GERAL DO BLOCO DEMOCRÁTICO
LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA
O BD, é um partido político legal, registado no Tribunal Constitucional, pelo Despacho nº 34/TC/2010, do seu Juiz Presidente, datado de 20 de Outubro de 2010. Ressalta das suas linhas programáticas, a defesa da Democracia e da Justiça Social, sendo seu objectivo maior “Fazer de Angola uma potência económica de dimensão atlântica para enriquecer os angolanos”, instaurando um regime de liberdade, num Estado Social de Direito. Nº Contribuinte 7111004035