COMUNICADO DO SECRETARIADO NACIONAL DO BD - CASO KALUPETEKA
COMUNICADO DO SECRETARIADO NACIONAL DO BD - CASO KALUPETEKA
COMUNICADO DO SECRETARIADO NACIONAL
O Secretariado Nacional do Bloco Democrático deplora a grave situação ocorrida na província do Huambo que culminou na morte, por assassinato, de 9 polícias e de mais de uma centena de cidadãos alegadamente pertencentes ao grupo religioso "Igreja do setimo dia .....". Dezenas de cidadãos encontram-se detidos, enquanto continuam as buscas com critérios atentórios aos elementares direitos de cidadania. O BD recorda também com tristeza que a dramática situação foi antecedida de graves acontecimentos no Bié.
O BD endereça as famílias enlutadas as suas mais profundas condolências, bem como a instituição Polícia Nacional de Angola....
Numa altura em que a sociedade civil e política, com excepção do partido da situação, está extremamente preocupada com o retorno à violência e, por isto, discute arduamente as memórias do passado, para que elas não se repitam, assistimos a assassinatos em massa, torturas, perseguições e prisões, criando um clima de tensão inapropriado, sendo pisoteados todos os procedimentos legais, que conferem segurança a um estado de direito democrático.
O BD assiste com extrema preocupação
1. A manipulação de informação por parte dos órgãos públicos de comunicação social
2. A declarações alarmantes e que não resistem ao confronto com os factos e sua lógica de instituições com responsabilidade de estado como a Policia Nacional e a Secretaria de Estado.....
3. A Declarações de aproveitamento político, recorrendo a uma retórica incendiário e irresponsável do passado recente, do partido da situação, acusando "outras forças" de estarem por detrás da seita de "Kalupeteka" sem acrescentar quaisquer facto relevante.
O BD entende que é necessário não só travar a dinâmica da violência material, mas igualmente é preciso travar as intenções malévolas para evitar a repetição da história, agora, num contexto em que o país vive um descontentamento inigualável, marcado pela incapacidade do regime em satisfazer nos variados domínios as necessidades materiais e espirituais das comunidades e dos cidadãos.
Assim sendo, o BD,exige
a. A realização dum inquérito aos factos ocorridos, por parte do Executivo
b. A constituição duma Comissão Parlamentar de Inquérito, onde todos os envolvidos devem ser ouvidos, nomeadamente, os Ministérios da Cultura, da Defesa, do Interior, o Governo do Huambo.
LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA
Luanda, 21 de Abril de 2015
O SECRETARIADO NACIONAL DO BLOCO DEMOCRÁTICO