BLOCO DEMOCRÁTICO DENUNCIA A PRISÃO ARBITRÁRIA D0 PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DOS TRABALHADORES DA EX-RDA


EM COMUNICADO O BLOCO DEMOCRÁTICO DENUNCIA A PRISÃO ARBITRÁRIA D0 PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DOS TRABALHADORES DA EX-RDA


O Bloco Democrático – BD - tomou conhecimento da prisão, no passado dia 8, dos activistas sociais, o Presidente e o Vice-Presidente da Comissão dos Trabalhadores da Ex-RDA que luta para que o Governo devolva as verbas que ao longo da sua estadia naquele país ficou sob sua tutela.

É a segunda vez que Garcia Samuel Manuel ( Presidente ) e José Apolinário Damião Mateus ( Vice- Presidente ) são presos por alegado “abuso de confiança”, depois de uma prisão que durou 20 dias no mês de Abril.

O Bloco Democrático – BD - protesta veementemente contra a prisão destas lideranças sociais, como forma de abalar a coesão da luta que vêm desenvolvendo e que, só devido a mesma, foram entregues certas quantias aos visados.

Havendo um diferendo de posições que deve ser julgado em Tribunal, como admitiu a própria Assembleia Nacional, não pode o poder judicial em conluio com o MAPESS e por intermédio de outros concordantes com a posição daquele Ministério, usar a privação de liberdade como forma de chantagem e ameaça, como que julgando por antecipação, em matéria que nada tem a ver com prisões.

Trata-se pois de uma arbitrariedade que deve ser reparada, trazendo à liberdade os dois activistas sociais que vêm sendo criminalizados por defenderem os trabalhadores.

O Bloco Democrático – BD - afirma que estará ao lado da maioria dos trabalhadores da Ex-RDA, em Angola e no Exterior, na luta pela libertação dos seus colegas e do seu enquadramento na Segurança Social, pois são famílias angolanas que acabam por sofrer quando há recursos para que estas situações sejam resolvidas a bom termo.

O Bloco Democrático insta o MAPESS a cumprir com as suas obrigações e as autoridades Judiciais a não incorrerem em actos que lesam a confiança do povo angolano neste poder que constitui a última barreira de garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos.

Não ao sofrimento prolongado das famílias!
Direitos são para serem usufruídos!
Dignidade aos Trabalhadores da Ex-RDA
Libertação dos activistas sociais!

Luanda, 21 de Agosto de 2014

O Secretariado Nacional do BD

LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA