COMUNICADO: BLOCO DEMOCRÁTICO EXIGE A DETENÇÃO IMEDIATA E JULGAMENTO DOS IMPLICADOS NA MORTE DO MARTIR MARÓ MARIA FRANCO

Luanda, o Bloco Democrático (BD), vem por este meio expressar o seu estado de choque e amargura e luto pelo assassinato do irmão Maró Maria Franco, de 28 anos, morto com um disparo à queima-roupa que o atingiu na cabeça, no dia 27 de Dezembro de 2013 na Lunda Norte.


(O malogrado)

À família enlutada, e à UNITA, o Bloco Democrático endereça os seus mais profundos sentimentos de pesar pela morte fria e bárbara deste seu querido. Não podemos também deixar de endereçar palavras de carinho ao nosso irmão Domingos Oliveira, Secretário Provincial da UNITA na Lunda-Norte, a quem esta morte tanto abalou. Coragem!

Não existem palavras que possam traduzir o estado de choque em que nos encontramos. É muita dor! A Nação sente-se de Luto.

Mais nos entristece o facto de ter sido nesse mesmo dia que o Presidente da República José Eduardo dos Santos pôs a circular o seu video em que dizia defender o direito à vida e à ausência da pena de morte. Foi mesmo no dia em que o Martir Maró Maria Franco foi morto a sangue frio enquanto viajava em serviço que o video de JES foi lançado a público.

O activista de direitos humanos Rafael Marques, através da sua iniciativa Maka Angola, prestou inegulável serviço de cidadania. Está tudo bem relatado e com provas. Veja www.makaangola.org | www.makaangola.org/2014/01/04/terror-continua-nas-lundas/

É de arrepiar que não tenha havido um único pronunciamento público, quer ao nível das instituições de Governo Províncial, quer ao nível das estruturas de Governo Nacional. Não se ouviu falar sequer de abertura de investigações ou detenção de todos os envolvidos directa e indirectamente. O responsável pelos direitos humanos do Governo está em absoluto silêncio. Como se fosse normal, que um cidadão seja assassinado. Não é normal!

- Exigimos a detenção imediata do assassino!
- Exigimos a detenção imediata dos mandantes!
- Exigimos a detenção imediata dos proprietários da empresa!
- Exigimos julgamento!

A situação nas Lundas é de facto como o activista Rafael Marques a qualifica: Terror. Exigimos o fim do terror nas Lundas! Basta de tortura, basta de perseguições, basta de mutilações, basta de mortes! Fim ao terror nas Lundas!

Não nos silenciaremos! Apelamos a todo o Povo Angolano para se lançar em exigência para o cumprimento da lei e da constituição! Apelamos ao povo para uma ampla solidariedade para acabarmos com o sofrimento e o terror que se verifica nas Lundas. Angolano ajuda angolano! Queremos justiça! José Eduardo dos Santos, queremos justiça para o MARTIR MARÓ MARIA FRANCO!

“Liberdade, Modernidade e Cidadania”.

Luanda, 7 de Janeiro de 2014

Sede Nacional: Rua Cónego Manuel das Neves, 102, 5º andar, 14. Telefone: 222 407 198
E-mail: blocodemocratico @ yahoo.co.uk
Site oficial: www.bdangola.co
www.bdluanda.blogspot.com